Quase nunca paramos para pensar como as coisas são feitas e, em especial, quem está por trás da criação delas, seja desde um simples artigo de vestuário, até a um aparelho eletrônico super sofisticado, na maior parte das vezes só consumimos e usamos sem mais questionamentos.
Com os perfumes e fragrâncias não é diferente, a maioria de nós nunca sequer parou para pensar que cada fragrância carrega consigo uma história, um conceito, um planejamento que é desenvolvido por uma equipe especializada no assunto e que, muitas vezes, dura por anos.
Os perfumes não são apenas itens vazios e sem alma, eles são na verdade a personificação do desejo de uma marca em traduzir conceitos sobre comportamento, sobre a vida, sobre pessoas e é claro sobre a arte de momento histórico.
O perfume Shalimar de Guerlain, lançado em 1925, foi responsável pela criação de uma nova família olfativa, a chamada família oriental, devido à introdução da nota de baunilha em sua composição, tornando-se assim um dos grandes perfumes da história.
Na década de 1950, Youth Dew de Esteé Lauder mudou a forma das mulheres americanas comprarem perfumes e introduziu Coca-Cola na pirâmide do primeiro perfume americano. Na década de 1960 Paco Rabanne concebeu Calandre com notas metálicas como símbolo das mudanças sociais dessa época, e assim muitos outros perfumes marcaram época e se tornaram verdadeiros marcos históricos e, consequentemente, obras de arte.
No entanto, para que todas essas criações sejam possíveis, é necessário o trabalho árduo de um artista, quase sempre invisível e raramente reconhecido: o perfumista. É tão raro encontrar esses profissionais, fato que os tornam artistas ainda mais valiosos.
É aconselhável, apesar de não ser uma obrigatoriedade, que alguém que tenha interesse em ser perfumista busque por um curso superior em química, engenharia química ou farmácia. No entanto, é preciso ter conhecimento técnico em matérias-primas naturais ou de origem química.
Um diferencial é obter especialização em renomadas escolas francesas tradicionais. Os primeiros anos desta especialização são dedicados ao aprendizado prático como aprendiz de perfumista. Durante esse período, o foco é treinar o olfato para identificar notas isoladas em composições complexas e começar a pesar as primeiras fórmulas clássicas de perfumes. Após alguns anos, o aspirante a perfumista se submete a um teste final, onde precisa reconhecer centenas de notas olfativas em diferentes composições. A aprovação nesse teste garante o diploma e a possibilidade de iniciar a carreira como perfumista.
Além disso, existem perfumistas que recebem treinamento em Casas de Fragrâncias, começando seu trabalho em laboratórios de pesagem de formulações, onde entram em contato com os ingredientes da perfumaria. Depois de alguns anos, podem se tornar avaliadores, o que lhes permite não apenas conhecer os ingredientes em várias composições, mas também trabalhar em conjunto com o mercado e as tendências, aprimorando sua criatividade.
Geralmente o caminho começa como trainee, seguido pela posição de perfumista júnior. Após 7 a 10 anos de experiência, o profissional é considerado um perfumista pleno. Para alcançar o cargo de Chief Perfumer, é primordial que se tenha mais de 10 anos de experiência, nesta posição o perfumista será responsável por projetos de alto valor agregado, além de liderar equipes.
Esses profissionais são capazes de criar verdadeiras obras de arte na forma de perfumes. Eles traduzem sensações e emoções em fragrâncias únicas, sempre nos impactando com a beleza de cada criação. Por isso, na próxima vez que você usar um perfume, lembre-se de que existe um artista por trás daquela fragrância.
Escrito por Ítalo Pereira – Influencer e expert em perfumaria.