Perfumaria

O que são famílias olfativas e como esse termo pode ajudar na escolha dos perfumes?

Muitas pessoas que estão interessadas em comprar o primeiro perfume ou experimentar um novo apresentam a seguinte dúvida: o que são as famílias olfativas? Esse conceito é bastante relevante, pois os perfumes que fazem parte de uma mesma família tendem a ter propriedades e fragrâncias parecidas.

No mundo dos perfumes, esse conceito apresenta a importância central, pois o olfato é o sentido humano responsável pela percepção das fragrâncias. Sabemos que há uma ampla variedade de aromas e é muito importante conhecê-los.

Sobre esse tema é importante destacar que quem tem conhecimento sobre o tema consegue escolher o melhor perfume de acordo com cada ocasião e com as preferências pessoais. Além disso, você vai despertar emoções positivas em diversas situações. Pode ser, por exemplo, para a sua pessoa amada, amigos, familiares, etc. 

Imagino que esteja interessado em saber mais sobre o assunto. Pensando nisso, neste post vamos destacar o que são famílias olfativas e quais são os principais tipos. Além disso, iremos informar sobre a importância desse conceito no momento da escolha.

O que são famílias olfativas?

Trata-se de um critério de classificação utilizado com o objetivo de classificar as fragrâncias em grupos olfativos. Desse modo, todos os perfumes que fazem parte de um grupo específico apresentam características em comum.

Por meio da família olfativa torna-se possível conhecer as propriedades dos perfumes e das fragrâncias sem precisar sentir o cheiro, facilitando bastante a escolha do perfume. Muito bom isso, não é mesmo?

Quais são as famílias olfativas?

Existem várias famílias e cada uma apresenta características específicas. Ao conhecer sobre elas, você vai ter mais facilidade para reconhecer os diferentes aromas e identificar as notas predominantes em um perfume. Por isso, vamos detalhar sobre os principais tipos existentes logo abaixo.

Floral

Essa família olfativa costuma ser elegante, pode transmitir delicadeza e apresentam aromas envolventes. Por essas razões, trata-se de uma das famílias preferidas pelas mulheres. Entre as notas mais comuns estão a rosa, violeta e o jasmim.

Cítrico

Trata-se de uma fragrância leve e fresca. Ela é composta por notas cítricas (incluindo limão, tangerina, laranja, etc.) e ervas aromáticas (menta, alecrim, entre outros).

Por meio dessa mistura de substâncias, os perfumes dessa família inspiram frescor e proporcionam uma sensação revigorante. Por outro lado, essa nota tende a ter menos tempo de fixação. Desse modo, precisam ser reaplicadas mais vezes para manter o aroma.

Amadeirado

Essa família é bastante frequente nos perfumes masculinos. Esse grupo de fragrâncias apresenta notas nobres como Cedro, Sândalo e Cashmeran. Por isso, os perfumes amadeirados tendem a ter fragrâncias clássicas e sofisticadas.

Vale destacar ainda que essa família é bastante abrangente e existem diversos perfumes que se encaixam nesse perfil. Inclusive, os amadeirados se desdobram em amadeirados aromáticos, florais, amadeirados orientais, etc. 

Em alguns casos, podem misturar as características de outras famílias, como nos amadeirados orientais (perfumes clássicos com fragrâncias típicas do oriente).

Oriental

Contam com notas que fazem lembrar fragrâncias do oriente, como os bálsamos da Arábia Saudita, as especiarias da Índia, etc. As notas são envolventes e transmitem uma sensação de mistério e sensualidade. 

Aromáticas

Trata-se de uma das famílias mais presentes entre os produtos nacionais masculinos. Pelo fato de as notas derivarem de ervas e plantas, essa família olfativa apresenta notas mais frescas.

Cypre

As fragrâncias desse tipo apresentam se caracterizam pelo fato de combinarem flores e notas de madeiras como Musgos e Vetiver. Em outras situações, podem conter notas de couro. Essa composição faz com que o aroma seja elegante e sofisticado.

Qual a importância das famílias olfativas na escolha de perfumes?

Existe uma ampla gama de famílias olfativas e elas influenciam bastante na escolha dos perfumes. Isso porque, há aromas mais fortes, leves, aquosos, picantes, etc. Os aromas também podem apresentar algumas nuances.

Nesse contexto, quem escolhe as famílias olfativas já vai ter noção sobre as características dos perfumes. Isso porque, torna-se possível conhecer as propriedades sem precisar sentir o cheiro.

Em um contexto no qual há um grande número de produtos, podemos dizer que o conhecimento das famílias olfativas vai facilitar o seu trabalho de escolher os perfumes. 

Existe um amplo conjunto de perfumes nacionais e internacionais. Além disso, há vários aromas. Por isso, sabemos que nem sempre é fácil escolher um bom perfume. Isso é mais evidente para quem está comprando um perfume pela primeira vez ou está interessado em um novo.

Dessa maneira, ao ter o conhecimento profundo sobre as famílias olfativas será possível identificar as fragrâncias que se encaixam no gosto individual, facilitando a busca por novos perfumes e evitando decepções.

Destacamos neste conteúdo sobre a importância das famílias olfativas na escolha de perfumes. Por isso, é importante entender mais sobre esse conceito e explorar os mais diferentes aromas com tranquilidade e segurança. Desse modo, torna-se possível descobrir suas preferências pessoais e escolher com assertividade.

Por conta da importância desse tema, procuramos apresentar as principais famílias olfativas e as características de cada uma para que você possa ter mais segurança no momento de escolher a melhor fragrância para o seu perfil.

Está com alguma dúvida sobre as famílias olfativas e como elas podem ajudar na escolha dos perfumes? Deixe o seu comentário no post. Estamos dispostos a esclarecer as suas dúvidas sobre o tema.