Curiosidades,  Perfumaria

Mitos e verdades sobre perfumes e perfumaria

Usamos cada vez mais perfumes no nosso cotidiano e eles estão presentes em diversas ocasiões. Entre elas estão o ambiente profissional, happy hour com os amigos, viagens, quando vamos a festas, etc. Apesar de utilizarmos com bastante frequência, há alguns mitos e verdades sobre perfumes e perfumaria.

Essas questões realmente causam dúvidas em muitas pessoas sobre a utilização das fragrâncias. Se esse também é o seu caso, continue conosco, pois neste conteúdo vamos destacar sobre os principais mitos e verdades sobre o tema.

  1. As melhores fragrâncias são sempre as mais caras

Mito!

Nem sempre os perfumes mais caros são os melhores. Isso porque, o preço das fragrâncias varia conforme uma série de fatores. 

Em alguns casos, por exemplo, o produto pode ser mais caro devido à marca e em outros pelo fato do perfume ser promovido ou divulgado por uma celebridade.

Dessa maneira, podemos dizer que nem sempre quanto mais caro é um perfume, melhor é a qualidade. Por isso, é fundamental experimentar os diferentes aromas para que você possa escolher o que mais se adequa ao seu perfil.

Existem regiões que exalam mais o perfume

Verdade!

A aplicação do perfume nos locais certos contribui para o aroma durar por mais tempo. Agora, você deve estar se perguntando: quais são as regiões que exalam melhor o cheiro?

Locais com maior fluxo sanguíneo exalam mais o aroma. Entre algumas regiões estão atrás da orelha, na base do pescoço, nos punhos, atrás dos joelhos, etc.

Vale destacar que para ter um bom cheiro não é sobre a quantidade e, sim, sobre a qualidade. Por isso, esteja atento aos melhores locais de aplicação. Também não é necessário dar várias borrifadas, pois, apenas duas já são suficientes para termos um bom aroma.

O perfume deve ser esfregado sobre a pele

Mito!

Você não precisa esfregar o perfume. Essa prática, inclusive, atrapalha na fixação do cheiro e, consequentemente, o aroma pode desaparecer rapidamente. Por isso, basta aplicar o produto e deixar o líquido entrar em contato com a pele depois da borrifada. 

Tempo de fixação pode variar conforme cada pessoa

Verdade!

Cada indivíduo tem um cheiro próprio e um tipo de pele. Nas peles oleosas, o perfume fixa por mais tempo e nas secas, o aroma evapora rapidamente.

Vale ressaltar ainda que a alimentação, a ingestão de água, questões hormonais também influenciam nessa questão.

Nesse contexto é fundamental ter uma alimentação balanceada e que contenha todos os nutrientes necessários, incluindo carboidratos, proteínas, sais minerais, etc. 

Também é bastante relevante tomar, pelo menos, 2 litros de água por dia, pois essa simples prática vai ajudar a manter a sua pele bem hidratada. Quando estamos hidratados, o aroma do produto vai durar mais na nossa pele.

Fragrâncias intensas são ideais para o verão

Mito!

Devido às altas temperaturas, as fragrâncias frescas são ideais para o verão. Entre alguns exemplos estão as notas aromáticas, cítricas, frutais, etc. Ambas dão uma sensação de leveza e frescor.

Por outro lado, durante o inverno, as fragrâncias intensas e quentes são uma ótima ideia. Entre alguns exemplos estão os perfumes amadeirados, orientais, etc.

Não se deve passar perfume antes de ir para a praia

Verdade!

Várias pessoas vão para a praia para ficarem bronzeadas e tomarem sol, podendo se estender por algumas horas.

Por esse motivo, devemos ter cuidado ao aplicar o perfume antes de ir para a praia. Isso porque, em contato com o sol, o produto pode causar manchas na pele ou alergia. No entanto, essa reação pode variar de acordo com cada pessoa.

A melhor forma de verificar o cheiro da fragrância é usando um cartão de papel

Mito!

Muitas lojas de perfumaria oferecem o cartão de papel para a pessoa verificar o cheiro do perfume. Porém, sabia que essa não é a melhor forma de conferir o cheiro do produto?

Então, como posso fazer para sentir o cheiro do perfume? Isso é bastante simples. Basta dar umas 2 borrifadas e sentir o aroma do produto na sua pele.

Essa questão é fundamental, pois como destacamos anteriormente, o cheiro de cada perfume pode variar conforme cada pele. Ao fazer esse procedimento torna-se possível verificar qual o produto que cai melhor na sua pele.

Podemos deixar de sentir o cheiro do perfume se usar por muito tempo

Verdade!

Essa questão acontece porque o olfato fica saturado com a fragrância e se acostuma com o cheiro. No entanto, essa questão não quer dizer que a fragrância desapareceu, pois, pessoas a sua volta continuarão sentindo. Por isso, vale reforçar: não é preciso exagerar no perfume.

Por outro lado, caso desejar evitar a acomodação olfativa, uma boa dica é alterar as fragrâncias. Você pode, por exemplo, usar um perfume a cada dia, utilizar um produto pelo dia e outro pela noite, etc.

Destacamos neste conteúdo que existem alguns mitos e verdades relacionados ao universo da perfumaria. O conhecimento dessas questões vai te ajudar a ter mais segurança para utilizar os perfumes no seu cotidiano e desfrutar dos benefícios proporcionados pelas fragrâncias.

Você está com alguma dúvida sobre os mitos e verdades sobre perfumes e perfumaria? Deixe o seu comentário com a gente. Estamos dispostos a esclarecer as suas questões sobre o tema.