Curiosidades

Por que os perfumes podem variar de pele para pele?

Já parou para pensar sobre o motivo pelo qual um determinado perfume pode ficar bom em uma pessoa, mas nem tanto em outra? Existem várias razões pelas quais isso acontece e muitas delas estão relacionadas com questões químicas, aspectos ambientais e a característica da pele de cada indivíduo.

Em um mercado na qual há inúmeras fragrâncias e aromas, o entendimento sobre os motivos que fazem os perfumes variarem vai te ajudar a fazer uma boa escolha. Desse modo, torna-se possível estar cheiroso e causar uma impressão positiva. Isso porque, você vai poder contar com um perfume que valorize as suas características e, assim, contribua para a otimização do seu aroma. 

Pensando na importância desse tema, neste post destacamos sobre os motivos pelos quais os perfumes podem variar conforme cada pele e fornecemos dicas que vão te ajudar a escolher um bom perfume de acordo com o seu perfil. 

Quais são os fatores que fazem os perfumes variar conforme cada pele?

São várias as razões que fazem os perfumes variar conforme cada pele. Muitas dessas questões variam por conta de questões químicas e a característica da pele de cada indivíduo. Abordaremos sobre esses aspectos com mais detalhes logo abaixo.

pH da pele 

O pH da pele é um dos fatores que contribuem para a variação dos aromas dos perfumes. Existem pessoas que têm uma pele com um pH mais ácido e outras mais alcalinas.

Suor

A presença de suor é um dos fatores que contribuem para que os perfumes tenham cheiro variável conforme cada pele.

Isso acontece porque as glândulas sudoríparas se encarregam de secretar suor. Quando essas substâncias se misturam com a fragrância do perfume, elas alteram o cheiro. Podemos dizer, portanto, que os odores provenientes do suor, portanto, são um dos fatores de influência.

Oleosidade da pele

Peles oleosas fazem as fragrâncias ficarem mais marcantes. Desse modo, as notas olfativas serão mantidas por mais tempo. Por outro lado, nas peles mais secas, o aroma dos perfumes tende a ser mantido mais tempo.

Agora, você deve estar se perguntando: como fazer o aroma do perfume durar por mais tempo? Procure manter a pele hidratada. Isso pode ser feito por meio da utilização de um hidratante antes de borrifar o perfume. Caso a loção tenha um aroma parecido com seu item de perfumaria, os resultados serão ainda melhores. 

Dessa maneira, torna-se possível manter o aroma para fazer várias atividades no seu cotidiano. Pode ser, por exemplo, para trabalhar, ir a uma festa, viajar, sair com os amigos, etc. Você estará tranquilo e bem perfumado.

Sobre esse tema é importante destacarmos ainda que as peles oleosas tendem a tornar os perfumes mais intensos e as mais secas tendem a manter o aroma por mais tempo.

Fatores ambientais

Cada pessoa tem um cheiro único e isso se relaciona de acordo com as condições ambientais que a pele se encontra. Entre alguns aspectos podem estar incluídos, por exemplo, a alimentação, a ingestão de água, questões hormonais, etc. 

Nesse contexto é fundamental ter uma alimentação balanceada e que contenha todos os nutrientes necessários, incluindo carboidratos, proteínas, sais minerais, etc. Não se esqueça também de tomar, pelo menos, 2 litros de água por dia, pois essa simples prática vai ajudar a manter a sua pele bem hidratada.

Nesse contexto, ao estar devidamente hidratado, o perfume vai ter um aroma mais duradouro na sua pele.

Métodos de aplicação do perfume

Outro fator que faz os perfumes variarem conforme cada pele é a maneira pela qual cada pessoa passa. Sabia que existem maneiras otimizadas de fazer as fragrâncias durarem mais tempo?

Para isso, devemos aplicar os perfumes onde há maior circulação sanguínea. Entre algumas regiões estão atrás da orelha, nos pulsos, atrás dos joelhos, nas dobras do braço, na região do umbigo, na parte interna da coxa, nos tornozelos, etc.

Ao aplicar o perfume nessas regiões, a fragrância vai durar mais tempo, terá mais projeção e será mais percebida pelas pessoas. Muito bom isso, não é mesmo? Por meio de simples dicas torna-se possível aproveitar melhor o seu perfume.

Como escolher um bom perfume conforme a sua pele?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. Não há recomendações de fragrâncias específicas conforme cada pele. Por isso, é importante experimentar cada perfume e colocar no pulso para poder sentir a fragrância e perceber como ela reage. 

Por isso, antes de escolher o seu perfume não se esqueça de testar os mais variados modelos. Dessa maneira, será possível fazer uma escolha inteligente e, assim, ter um aroma que valorize as suas características.

Destacamos neste post que há um amplo conjunto de fatores que contribuem para que as fragrâncias variem conforme cada pele. Ao ter conhecimento sobre essas questões, torna-se possível fazer uma escolha inteligente do perfume e aproveitá-lo da melhor forma no seu cotidiano.

Este conteúdo no qual destacamos sobre os motivos pelos quais os perfumes podem variar de pele para pele foi útil para você? Compartilhe este post aos amigos nas redes sociais e permita que mais pessoas tenham conhecimento em relação ao tema.